TIPOS DE CÂNCER

Câncer de Pâncreas

Sobre o Câncer

Câncer de Pâncreas

Câncer de Pâncreas é uma neoplasia que ocorre na maioria das vezes a partir dos 60 anos e acomete principalmente os homens. No brasil corresponde a 2% de todos os canceres. Os fatores de risco para a doença podem ser hereditários (por volta de 10%) e não hereditários. Dentre os fatores não hereditários pode se observar o tabagismo, inatividade física, obesidade, diabetes e pancreatite. A melhor forma de prevenção do câncer de pâncreas é a adoção de hábitos de vida saudáveis.

Os sinais e sintomas mais evidentes são perda de peso, inapetência, fraqueza, dor abdominal, urina escura, náusea, dores nas costas, pele e mucosas atreladas. Os sintomas são inespecíficos, o que colabora para um diagnostico tardio da doença, o qual pode ser facilitado com exames de imagem e dosagem sanguínea do marcador CA 19-9. O tratamento depende do estágio da doença e a cirurgia é possível em uma minoria dos casos, já que as condições clínicas do paciente nem sempre são favoráveis, quando a cirurgia não é possível, a quimioterapia e radioterapia são opções a serem consideradas.

O que é Câncer?

A palavra câncer remete a um conjunto de mais de 100 doenças, que surgem devido a uma multiplicação desordenada de células capazes de invadir tecidos e de espalhar-se para outras partes do corpo.

Diferentemente das células normais que possuem uma divisão mais lenta, as células cancerosas podem dividir-se de maneira indefinida e rapidamente. Devido a essa divisão exagerada, essas células acumulam-se, formando tumores, que também recebem o nome de neoplasias malignas.

Existem diferentes tipos de câncer que correspondem aos vários tipos de células do corpo. São denominados carcinomas, quando começam em tecido epiteliais, como mucosas e pele. Já os chamados sarcomas, são tecidos conjuntivos, como músculo, osso ou cartilagem.

O que causa o Câncer?

Há diversas causas externas e internas que desenvolvem o câncer. As externas estão presentes no meio ambiente, aos hábitos e costumes próprios. As internas estão, na maioria das vezes, ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas, nas mutuações genéticas e através dos hormônios.

As causas externas são as maiores responsáveis dos casos de câncer. As modificações provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diversos tipos de câncer.

 Apesar de o fator genético exercer um importante papel na formação dos tumores, são raros os casos de câncer que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos. 

Com o envelhecimento natural do ser humano, as células são modificadas, tornando–se mais vulneráveis ao processo cancerígeno. Esse fator acontece, pois as células das pessoas idosas foram expostas por mais tempo aos diferentes fatores que traz risco para o câncer, onde explica o porque o câncer é mais frequente nessa fase da vida.

Como surge o Câncer?

O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, os proto-oncogenes tornam-se oncogenes, responsáveis por transformar as células normais em células cancerosas.

Venha nos visitar!

Angel Life © Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados.

Rolar para o topo